O ambiente de TI moderno cria uma série de desafios para os gestores. Um deles é otimizar o desempenho da infraestrutura, se preocupando com custos associados à sua utilização. Essa demanda se caracteriza pela grande quantidade de tarefas executadas e dados produzidos e, consequentemente, por uma crescente necessidade de armazenamento. Soma-se a isso o planejamento para a expansão, que pode ser particularmente difícil.
Esse cenário faz com que soluções já testadas surjam como alternativas, gerando muitos benefícios, além de aumentar a capacidade de ação para o desenvolvimento do negócio.
A hiperconvergência (HCI) se encaixa bem nessa situação. Ao unir armazenamento, computação e rede, ela consegue lidar eficientemente com o trabalho de múltiplos computadores de forma simplificada. A arquitetura hiperconvergente tem o poder de tornar um data center, por exemplo, menos complexo e proporcionar ao mesmo tempo a sua escalabilidade.
A execução das funcionalidades de um data center a partir de softwares parece uma solução ideal. Mas como tudo no mundo da tecnologia da informação, há evoluções. E, no contexto da HCI, o Nimble dHCI da HPE merece o devido destaque.
Hiperconvergência como solução
O dimensionamento da estrutura de TI é um ponto crítico no desempenho do uso de dados. Nem tanto pela tecnologia, mas pela complexidade de preparar o ambiente para o trabalho vigente e demandas futuras. A dificuldade é sempre escalar a estrutura de acordo com a sua utilização sem comprometer o orçamento da empresa.
A hiperconvergência traz uma nova dinâmica para esse jogo. O controle das principais atividades por software vem da virtualização da estrutura do data center, que o torna mais robusto e flexível. É disso que muitas empresas precisam, pois há um ganho significativo de eficiência operacional sem que haja aumento de custos ou de estrutura.
Uma das vantagens diretas é que aplicativos críticos para o negócio podem ser executados com uma velocidade maior. Além disso, o uso de dados é otimizado, e a empresa conta com a possibilidade de fazer expansões simplificadas, beneficiando tecnologias relacionadas ao core business.
Em outras palavras, a HCI suporta bem as cargas de trabalho para aplicações específicas e críticas de um negócio, da borda à nuvem. Contudo, sua eficiência pode ser majorada com o Nimble dHCI da HPE. Entenda os motivos abaixo.
Um outro grau de hiperconvergência com o Nimble Storage dHCI
A HPE define o Nimble Storage dHCI como o HCI sem qualquer limitação, uma evolução da hiperconvergência. Se caracteriza por ser voltada para aplicações críticas, mantendo-as em estado constante de alto desempenho.
Sua estrutura flexível é ideal para suportar cargas de trabalho variáveis, pois fornece cada vez mais desempenho na medida que seus recursos são utilizados, sem comprometer a infraestrutura ou gerar custos adicionais.
A HPE aposta no Nimble Storage dHCI como um passo a mais na virtualização de infraestruturas de TI. Com o uso da mais moderna Inteligência Artificial, todos os parâmetros aplicáveis da solução são analisados e reajustados automaticamente e sempre, eliminando intervenções complexas e desperdícios de recursos.
Veja os ganhos que uma empresa pode ter ao adotar essa solução:
- Aplicativos sempre em operação – característica fundamental para negócios que dependem da tecnologia para prosperar, além de proteger a empresa de problemas e sanções decorrentes de indisponibilidades.
- Altíssima disponibilidade de dados – garantia de 99,9999%, tornando o ambiente sempre operacional e de grande resiliência sem a necessidade de realizar ajustes.
- Latência mínima – abaixo da casa dos milissegundos e consistente, o que dá mais velocidade às aplicações críticas.
- Capacidade de expansão eficiente – nenhuma estrutura fica ociosa, pois não há rigidez para a escalabilidade nem aumentos de custos.
Esses fatores fazem que a HPE declare o Nimble Storage dHCI como a solução mais disruptiva do mercado. Ela chegou para redefinir todos os parâmetros de desempenho da hiperconvergência ao oferecer um maior grau de simplicidade, eliminando as limitações do HCI.
Corporações de todos os portes já identificaram o potencial do Nimble Storage dHCI e já iniciaram a modernização de suas infraestruturas de TI.
Sua vez pode estar perto também. É um tecnologia que está disponível para todos, e nós da SK Tecnologia podemos apresentá-las para você e conectar todas as suas promessas de desempenho ao funcionamento do seu negócio.
Contate a SK Tecnologia para nossos especialistas demonstrarem todo o potencial da Nimble Storage dHCI.